O recadastramento foi iniciado nesta segunda-feira, 23, em Sergipe, na Barra dos Coqueiros. "Quero ressaltar o pioneirismo da Barra dos Coqueiros, que é a primeira cidade de Sergipe a realizar o Projeto Biométrico. Este projeto visa colher as impressões digitaos dos eleitores e registrar uma fotografia, para o TSE ter uma arquivo eletrônico de cada eleitor. No dia das eleições, as urnas serão liberadas através do reconhecimento destes dados do eleitor. A segurança evita qualquer possibilidade de fraude, além disso vai agilizar o processo desde a votação até a apuração no dia do pleito. O eleitor deve estar munido de qualquer documento de identificação com foto no dia da eleição", explica a Juíza Eleitoral, Rosa Brito.
A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o voto biométrico seja estendido para todo o eleitorado do país até 2016. O sistema de identificação pelas digitais do eleitor na hora do voto foi testado na eleição municipal do ano passado.
De acordo com juízes eleitorais de São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS), a experiência foi um sucesso e atingiu seu objetivo principal, que é impedir a fraude na hora do voto. Além das três cidades, Búzios também já passou pelo processo neste ano.
Os eleitores dos 51 municípios selecionados deverão procurar a Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico. A lista das cidades selecionadas – todas de pequeno porte – está no site do tribunal. Pelos cálculos do TSE, serão recadastrados 1.132.667 eleitores.