Depois de adiado por três oportunidade, o imbróglio envolvendo o Sergipe e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), será julgado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira, 26. O processo 213/2009 será o primeiro da fila. O julgamento será a partir das 13h30.
Entenda o caso:
O problema para o Sergipe surgiu quando eles foram desclassificados da terceira fase da Série D, após vencer o Alecrim por 3 a 1 na primeira partida e perder por 3 a 0 na segunda. Como acabou com pior saldo de gols na soma dos dois confrontos, o Sergipe terminou em segundo lugar. Após os jogos, a torcida do Sergipe chegou a comemorar a vaga, já que, além dos vencedores de cada um dos cinco duelos, outras três equipes somaram três pontos, entre elas o clube sergipano. Foi aí que, na divulgação da tabela da fase seguinte, viu-se que o Tupi/MG, que teve apenas dois pontos na terceira fase, estava entre os classificados, e não o Sergipe.
Segundo o descrito no regulamento da referida divisão nacional, se classificam para a quarta fase somente os vencedores do mata-mata e mais três times que apresentaram os melhores índices técnicos, ou seja, mais pontos ganhos. Porém, no critério de desempate para se averiguar os melhores entre os piores, a CBF levou em conta a campanha nas fases anteriores. Com isso, apesar de menos pontos na terceira fase, o Tupi foi melhor anteriormente.