Foi aprovado mais um curso de pós-graduação na UFS. Trata-se do mestrado em Engenharia Elétrica, que, conforme o edital, disponibiliza 15 vagas e abre suas inscrições a partir do dia 4 de janeiro do próximo ano.
Com taxa de inscrição no valor de R$30,00, os interessados podem escolher dentre duas linhas de pesquisa: Automação Inteligente e Controle de Processos. "A indústria hoje não vive sem a automação", destaca o professor Leocarlos (vice-coordenador do curso), que ainda acrescenta "A automação não funciona sem o controle de processos, portanto as duas áreas estão bastante ligadas".
Depois de dois anos de preparação, os professores Milthon Serna e Leocarlos Lima, coordenador e vice, respectivamente, destacam que o mestrado já tem estrutura definida. "O curso foi criado a partir de uma associação temporária com o Programa de Engenharia Elétrica (PEE), do Instituto Alberto Luiz Coimbra e Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que possui conceito máximo pela Capes", ressalta o coordenador.
O quadro docente já está formado e contará com 12 professores, sendo 6 da UFRJ e 6 da UFS, onde cada disciplina será compartilhada entre um professor de cada instituição. Ao final do curso, o aluno deverá escolher um orientador e um co-orientador, sendo um de cada universidade.
O Departamente de Engenharia Elétrica ainda conta com uma parceria com o Núcleo Regional de Competência em Tecnologia de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe (NUPEG-SE), pois o Laboratório de Automação, Controle e Simulação Computacional (LACS) será um dos principais instrumentos de trabalho do curso.
O curso, que é o primeiro em Sergipe e um dos poucos no Nordeste, já conta com uma demanda alta, principalmente de profissionais atuantes nas áreas de engenharias e afins. O resultado da seleção deve ser divulgado aqui no Portal UFS no dia 12 de fevereiro de 2010.