É Proibido Fumar


Brasil, 2009. Direção e Roteiro de Anna Muylaert. Produção de Maria Ionescu, Muylaert e Sara Silveira. Direção de Fotografia: Jacob Solitrenick. Música de Marcio Nigro. Montagem de Paulo Sacramento. Desenho de Produção e Direção de Arte: Ana Mara Abreu. 86m, 14 anos. Cia. Produtora: Dezenove Cinema e Televisão, África Filmes. Distr. no Brasil: Playarte. Com Gloria Pires, Paulo Miklos, Antonio Abujamra, Paulo César Pereio, Marisa Orth, Alice Giordano, André Abujamra, Thogun, Pitty, Dani Nefussi, Marcelo Mansfield, Rafael Raposo, Lourenço Mutarelli, Paula Pretta, Eduardo Chagas, Marat Descartes, Alessandra Colassanti.

Gênero – Drama

Sinopse – Baby é uma professora de violão, romântica e solitária que deseja viver ardentemente uma grande paixão. Com a mudança de Max, um músico de bar recém-separado, para o apartamento contíguo ao seu, Baby tem a chance de realizar seu sonho. Para conquistar o amor, ela faz o sacrifício de abandonar um antigo companheiro, o cigarro. Mas, Baby, logo cedo, descobre que está sendo traída.

Apreciação – Enquanto se preparava para a superprodução que redundou num fracasso monumental, “Lula, o Filho do Brasil”, a atriz Gloria Pires fazia esse filme menor e muito pessoal da cineasta Anna Muylaert, a mesma de “Durval Discos”. Com o seu trabalho da professora solitária Gloria Pires faturou o prêmio de melhor atriz do 42º Festival de Brasília, o último realizado até agora. Além desse prêmio, “É Proibido Fumar” faturou o de melhor filme, melhor ator para Paulo Miklos, melhor atriz coadjuvante para Dani Nefussi, roteiro para Muylaert, direção de arte para Mara Abreu, trilha sonora para Marcio Nigo e montagem para Paulo Sacramento. Além do que também ganhou o prêmio da Critica de melhor filme. Portanto, não estamos diante de um filme comum, mas obra a ser vista com olhar crítico.

Fique de Olho – Em Paulo César Pereio, hoje mais dedicado ao seu programa no Canal Brasil, embora continua sendo um dos melhores atores do cinema brasileiro.